Lidando com o estresse

sexta-feira, março 03, 2017 4 Comentários A+ a-


Hoje facilmente, ficamos irritados com coisas do tipo: o namorado ou a namorada que não mandou mensagem, o celular que caiu no chão, aquele cachorro da casa ao lado que não para de latir e até com coisas banais do nosso dia a dia. Isso muitas vezes ocorre por causa de fatores externos que nos influenciam a agir de uma forma mais 'esquentada'. O estresse não é um bicho de 7 cabeças, se você si empenhar você irá conseguir identificar a origem dele, tratá-lo e até mesmo exclui-lo.

Não nos livramos do estresse de uma hora para outra. Temos que dedicar um certo período de tempo e paciência para que isso possa acontecer. Aqui estão algumas dicas que com certeza iram ajudar você a superar isso:

1 - Entender a origem do seu estresse.
O que está lhe incomodando? Deixando você estressado(a) e sem paciência? Reflita... Pode ser que seja uma coisa simples e você esteja dando muita atenção. Se for algo alcançável e que você consiga mudar, mude! Agora se for uma coisa que não esteja ao seu alcance e que seja do jeito que é, acostume-se a viver com isso.

2 - Ficar longe do que não lhe agrada.
Já percebeu que quando estamos perto ou estamos falando com alguém que não gostamos muito ficamos levemente irritados? Isso é acumulável. Chega uma hora que não conseguimos mais guardar 'isso' dentro da gente, e quando explodimos, as vezes sobra até para quem não tem nada a ver com isso. Portanto, é de suma importância dá um tempo e permanecer longe do que não lhe agrada.

3 - Preferir chá ao invés do café.
Um cafezinho sempre é ótimo para dar aquela levantada. Nele está presente uma substância chamada cafeína que é um estimulante que possui a meia-vida de aproximadamente 5 a 6 horas. Depois de ser ingerido, o café aumenta a sensação de alerta, melhora o estado de atenção, diminui a fadiga e proporciona uma leve sensação de bem-estar. Porém tudo em excesso faz mal, e com o café não é diferente, diminuindo o seu consumo você já estará dando um grande passo. Por outro lado, muitos chás atuam como ótimos calmantes em nosso organismo, entre eles podemos destacar:
  • Alecrim: Ótimo para os nervos e para o estresse.
  • Camomila: Além de aliviar a sensação  de cansaço e melhorar o sono, também ajuda no tratamento contra a ansiedade.
  • Erva-Cidreira: Possui efeitos altamente relaxantes.
Você pode tomar uma xícara de chá  pela manhã e outra pela noite para diminuir o estresse.

4 - Ouvir músicas.
Todos nós temos nossas músicas preferidas e elas podem nos ajudar com o estresse. Quando você estiver irritado(a), ponha aquela sua música predileta para tocar, aquela que quando você escuta você sente uma imensa vontade de cantar e dançar, ouça álbuns do seu cantor ou banda favorita. - Carpe diem - Quando terminar, você vai sentir a diferença e o poder que a música tem de nos animar.

5 - Dormir bem.
Quando eu falo dormir bem, eu não quero dizer que você deve dormir muito e acordar na hora do almoço. A quantidade de horas necessárias para um bom sono varia de pessoa a pessoa: uns precisam de 8 horas ou mais, outros só precisam de 6, e assim por diante. Você deve começar a ter um horário certo para ir dormir e observar quantas horas de sono são necessárias para que você acorde bem, calmo(a) e relaxado(a).

6 - Aconteça o que acontecer, tentar manter a calma.
Consegue lembrar como você está assim que acorda? Você está calmo(a) e deve permanecer assim por mais que algumas coisas lhe tirem do sério, gritar e brigar não vai ajudar em nada. Diga a você mesmo quantas vezes for preciso: - 'Eu preciso manter a calma'.

7 - Relevar.
Como eu já disse, você precisa manter a calma, mas outra coisa que ajuda bastante é o relevar. Muitas coisas são como são e discutir não vai te levar a lugar algum. Você só vai estar perdendo o seu tempo em uma coisa à toa. Deixar para lá as vezes pode ser o remédio.

8 - Ocupar a sua mente.
Quando estamos concentrados em uma atividade nova, esquecemos de coisas irritantes e até que estamos estressados. Há várias coisas que você pode fazer para passar um tempo, como um passeio de bicicleta, entrar em um curso de informática ou de desenho por exemplo ou até fazer algo que você sempre quis fazer. São muitas as possibilidades.

A raiva é uma das consequências do estresse, que hoje é a realidade dos grandes centros e pequenas cidades. Ele afeta qualquer pessoa em qualquer idade e pode ocasionar insônia, dores de cabeça e até a queda de cabelo, então sempre é melhor respirar fundo, contar até 10 e tentar manter a calma. O post pode ter sido um pouco longo mas se você anda estressado(a) ou conhece alguém que esteja assim (compartilhe com essa pessoa) ele com certeza vai ajudar.

Até a próxima! ;)
Print Friendly and PDF

Um aspirante a ator que é estudante de Administração, bom amigo e blogueiro de vez em quando.

Comente com o Facebook:

4 comentários

Escrever comentários
04 abril, 2017 16:21 Apagar

Oi Ruan, estou amando ler os seus textos. Você escreve super bem e sempre tem dicas legais. Tô te seguindo lá no face para não perder nada.
Eu amo chá e ouvir música, acredito que isso me ajuda bastante, beijos.
Charme-se

Responder
avatar
Bruna Morgan
Autor
04 abril, 2017 21:02 Apagar

Quando estou irritada, gosto de sair de casa e ir pra orla da praia. Olhar o mar sempre me acalma demais <3.

Com amor,
Bruna Morgan

Responder
avatar
Ruan Lucas
Autor
04 abril, 2017 22:57 Apagar

Obrigado Simone, eu fico feliz em saber que você gosta dos meus textos :) eu também gosto muito de chá ❤

Responder
avatar
Ruan Lucas
Autor
04 abril, 2017 23:50 Apagar

Essa sensação deve ser ótima ❤🏖

Responder
avatar

✅ Não se esqueça de deixar o seu comentário, ele é muito importante.
✅ Se você tem um blog/site deixe o seu link para que eu possa retribuir a visita.

❌ Não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, termos pejorativos, xingamentos, discursos de ódio e afins ou que fujam do contexto dessa publicação.