Onde mora a felicidade


Felicidade... Quem não deseja tê-la em sua vida? Faça essa pergunta a qualquer pessoa e você dificilmente vai ouvir alguém dizer: - ah, eu não quero. Todos nós queremos, vivemos incessantemente buscando alcançar a nossa própria felicidade porém nem sempre nos damos conta disso. Mas afinal, o que torna uma pessoa feliz? Existe uma fórmula para a felicidade? E também o que é a felicidade?

Não consigo lembrar de certeza se foi em 2015 ou no ano passado, um dia um amigo me enviou mensagem, parecia ser mais uma daquelas conversas clássicas:

- Oi
- Olá
- Td bm com vc?
- Td e com vc?
- Td bm tbm.

A conversa já estava indo para esse rumo, mas naquele dia eu não consegui seguir o roteiro, quando ele perguntou como eu estava, respondi que não sabia, que eu achava que estava triste, e ele logo em seguida perguntou por qual motivo eu estava assim e novamente respondi que eu não sabia. Ele era um amigo diferente dos outros, tinha interesse no que eu tinha para dizer e por mais que estivesse a uma distância considerável de mim ele fazia parecer que estava a meu lado. Quando me respondeu ele disse que eu só não estava feliz porque eu mesmo não queria estar e nem ser pois eu tinha motivos suficientes para isso. Ele falou que eu morava com a minha família, perto das pessoas que me amavam, que eu tinha um lugar para descansar todos os dias e que eu só precisava parar um pouco e prestar mais atenção nisso tudo como também nos pequenos gestos e detalhes.

Confesso que fiquei muito chateado com ele quando ele me disse isso, mas fiquei mais chateado ainda quando ele me mandou:

- A nossa felicidade está onde a gente quer que ela esteja.

...O que ele sabe? Como é que ele pode me dizer essas coisas? Afinal ele não está na minha pele...

Fiquei por algum tempo com as suas palavras na minha cabeça e conforme esse tempo passava eu ia refletindo, no final percebi que ele tinha dito a mais pura verdade. Naquele momento tudo o que eu tinha já bastava para eu me tornar uma pessoa feliz. Após ter passado por esse período de reflexão, eu mandei  uma mensagem para ele agradecendo pelo que ele tinha feito.

Quis escrever sobre a felicidade utilizando como base essa experiência que eu vivenciei porque a mesma foi capaz de me marcar profundamente. Meu amigo, com suas sábias palavras e com o seu intelecto foi capaz de me fazer abrir os olhos, me fez perceber o que estava ao meu redor e principalmente fez com que eu fizesse uma pergunta à mim mesmo: - O que está me faltando? Eu estava sendo muito ingrato, injusto e desonesto comigo e com as pessoas que estavam ao meu lado. Eu tinha tudo para ser feliz mas não prestava atenção, não reparava nos pequenos gestos e nem nos pequenos detalhes, e acredite, tudo isso faz uma grande diferença.

Quando isso aconteceu, a minha perspectiva sobre a felicidade alterou-se pois a partir daí vi que eu não precisava “ter” isso ou aquilo para ser feliz.

Você consegue distinguir sobre ser feliz e estar feliz? Hoje muitas pessoas estão felizes mas sem serem felizes de verdade. Muitas delas procuram alternativas para preencherem esse espaço vazio que fica quando não há felicidade em suas vidas; a maioria trabalha, têm uma boa casa, uma vida muito bem estruturada, estabilidade financeira e sempre encontram tudo aquilo que almejam ao alcance de suas mãos, porém mesmo assim ainda não são pessoas felizes, sabe por quê? Porque nada disso importa, todas essas coisas melhoram e muito a vida de qualquer pessoa mas não são sinônimos de felicidade, não é preciso ter nada disso para ser uma pessoa feliz. Muitas dessas pessoas ainda fazem coisas, adquirem bens materiais, forçam sorrisos e risadas... Tudo para não demonstrarem que estão tristes. Mas de nada adianta tentar esconder isso, o melhor a fazer quando se está triste é viver a tristeza pois somente assim ela irá embora mais rápido.

Lembra das  três perguntinhas que eu fiz no início desse texto? “O que torna uma pessoa feliz?”, “Existe alguma fórmula para a felicidade?” e “O que é a felicidade?” ??? Pois bem, eu mesmo vou tentar respondê-las aqui mas você pode e deve dar também as suas próprias respostas para essas perguntas nos comentários tudo bem? 

O que torna uma pessoa feliz? – Uma pessoa se torna feliz quando ela consegue alcançar suas metas e objetivos, quando essa pessoa não precisa “ter” para “ser”, quando ela conhece o verdadeiro valor da vida.

Existe uma fórmula para a felicidade? – Existe sim! Mas a receita não é tão fácil assim, ela nunca irá funcionar de maneira satisfatória para todos, porque para isso cada um tem que descobrir a sua maneira, o seu jeitinho de fazê-la funcionar corretamente.

O que é a Felicidade? – Felicidade para mim é um estado que o nosso espírito alcança quando estamos satisfeitos conosco mesmo e quando estamos de bem com a vida de um modo geral.

Essa última talvez seja a mais difícil para responder, porque o que é felicidade para mim pode não ser o mesmo para você :) mas essa é apenas uma questão de ponto de vista. É de suma importância lembrar também que ser feliz a dois é algo maravilhoso mas para isso você deve primeiro ser feliz com você mesmo, pois não faz muito bem depender de uma outra pessoa para ser feliz porque isso se tornaria um vício e todo vício faz mal. Se você já é uma pessoa feliz, lute para continuar sendo, mas se você ainda não encontrou a sua felicidade pare e observe a sua volta, quem sabe ela sempre esteve bem na sua frente e você nunca percebeu?

Muitas vezes achamos que se possuímos determinada(s) coisa(s) seremos pessoas felizes, mas saiba que isso não é verdade. Você pode até tentar ser feliz assim, porém você nunca vai se sentir satisfeito(a). Nós esquecemos, porém sempre devemos nos lembrar que só estamos aqui de passagem, a vida é como se fosse um suspiro, ela é muito curta para perdermos o nosso precioso tempo com certas coisas – besteiras – por isso vamos começar a deixar algumas dessas coisas para lá e vamos começar a focar na nossa felicidade. E que a FELICIDADE vire rotina!

“Nunca tenha medo de tentar algo novo.”

---

Faça com que o blog chegue a mais pessoas! Compartilhe essa imagem: 

E/ou até mesmo essa publicação, alguma pessoa em algum lugar está precisando ler ela ;)
---

Não quer perder nenhuma de nossas postagens? Curta agora mesmo a nossa página no Facebook! 


ruan

Um aspirante a ator que é estudante de Administração, bom amigo e blogueiro de vez em quando.

Comente com o Facebook:



15 comentários

  1. Oba, mais um texto surpreendente! Parabéns, definiu bem a felicidade. Acredito que ela está nas pequenas coisas do nosso dia a dia, mas que muitas vezes nem prestamos atenção. Sempre queremos mais e mais, né? Daí acabamos perdendo o que se encontra do nosso lado.

    Blog: O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Muitas vezes buscamos encontrar a nossa felicidade longe quando na verdade ela está bem próxima da gente. Muitas vezes nunca estamos satisfeitos com o que temos.

      Excluir
  2. Obrigada pelo texto, eu estava precisando disso pra dar um empurrão na minha vida ♡

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente: Que textão da preulaaaaaaa (achou que eu ia falar palavrão né kkk)
    Segundamente kkkkk : Putz, muita verdade para um texto só, esse lance de associar a felicidade a bens materiais e status social é um erro fatal, sabe o chester bennington, o vocalista do Linkin Park (que a propósito eu ainda estou abalada pelo que aconteceu..) ele tinha tudo, uma família grande, uma banda de sucesso, dinheiro pra caramba, mansões, bens materiais...enfim, o cara tinha uma legião de fãs e o mundo a seus pés, mas tudo isso não foi o suficiente para deixa-lo ser feliz, ele travava diariamente uma guerra com ele mesmo. Isso prova que nada disso que a gente acha ter importancia tem uma real relevância para nos fazer feliz.
    Felicidade pra mim é estar de bem consigo mesmo sabe, e a única formula para alcança-la, na minha opinião é fazer as pazes consigo mesmo, aceitando quem você é, sua real essência. Além disso, eu acredito que felicidade não é preciso ser encontrada, pois ela já esta dentro de nós, só precisamos descobrir uma forma de traze-la a tona sabe? Seja reunindo a família para almoçar no domingo, seja abraçando seu cachorro ou gatinho ou qualquer outro animalzinho de estimação, seja assistindo uma série na Netflix ou comendo pão de queijo no café da manhã...enfim, é dessa forma que a gente acorda a felicidade que vez ou outra adormece dentro de nós <3
    https://meiosentimental.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, para você ver como essas coisas não fizeram diferença para ele. Enfim, a nossa felicidade já se encontra conosco, ela sempre esteve com a gente, e é como você disse mesmo, temos que despertá-la porque senão ela sempre ficará adormecida.

      E sim, eu achei que você iria falar um palavrão! (risos)

      Excluir
  4. Sem dúvida. E era disso que eu precisava :)

    Gostei imenso do teu texto e revejo-me muito nele. É preciso muito pouco para ser feliz. Talvez apreciar as coisas mais pequenas seja o principal ponto de partida :)

    NEW COOKING POST | OMG!!! Fiz uma SALADA DE AVEIA E FRANGO dos CÉUS!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  5. Que texto maravilhoso, parabéns. Eu amei o que escreveu e concordo muito. Quando a gente parar para analisar que a Felicidade é ser e não ter tudo faz mais sentido e passamos a dar mais valor a nossa volta.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  6. Os pequenos momentos possuem os melhores sentimentos, né? A felicidade está em tantas coisas, principalmente nas mais puras. Precisamos de tão pouco para ser feliz! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, Ruan :D Tens mesmo de experimentar :D

    NEW OUTFIT POST | I’M SO, SO PROUD OF HER. <3
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  8. A feliciade ás vezes tá tão perto e tão fácil de alcançar!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir

Não se esqueça de deixar o seu comentário, ele é muito importante!

Instagram